10 dicas para um jantar harmonizado

Oferecer um jantar para os amigos é sempre um prazer. Para um amante de cervejas especiais, poder oferecer um jantar harmonizado é uma experiência melhor ainda! Mas organizar qualquer tipo de evento envolve planejamento e muita dedicação, então é preciso tomar cuidado para que seu jantar não acabe virando motivo de stress. Para te ajudar com os preparativos, selecionamos aqui algumas dicas para que seu jantar harmonizado seja motivo para muitos brindes.

1

  1. PRIORIZE!

O que é mais importante: as cervejas degustadas ou os pratos do jantar? Esta é a primeira decisão a ser tomada. Se o jantar é o centro da atenções, faça uma lista dos pratos que serão servidos. Se você quiser priorizar as cervejas,  a lista deve ser com os estilos ou rótulos ja definidos. Neste caso, é claro que você precisará já considerar variações de estilos, graduação alcoólica e a intensidade de sabor.

 

  1. PLANEJE A  HARMONIZAÇÃO

Tendo o alimento ou a cerveja como base, o próximo passo é trabalhar na harmonização – a combinação do sabores. Aqui no blog você encontra diversos posts com os princípios e dicas da harmonização, mas basicamente podemos dizer que você precisa entender os conceitos de harmonizar por contraste ou semelhança. A intensidade também é um ponto importante: uma salada pede uma cerveja delicada e leve, enquanto uma carne com molho pede uma cerveja mais intensa em sabores e mais alcoólica. Abuse de todas as dicas disponíveis nos seus livros e Internet que descrevem muito bem as técnicas de harmonização.

 

  1. TESTE

Tá, esta parte exige dedicação e tempo, mas é muito recomendável que você teste o cardápio antes do evento. Isso porque nem sempre dá pra contar com a teoria, e alguma harmonização que possa fazer sentido nos livros pode não ser tão boa na prática. É claro que aqui é hora de considerar também o seu gosto pessoal. Testar as combinações também é uma ótima maneira de você se preparar para descrever os detalhes da harmonização para seus convidados durante o jantar.

2

  1. ESTUDE

Leia sobre cada estilo e rótulo que será degustado. A experiência fica muito mais agradável quando você consegue falar um pouquinho sobre o que está sendo consumido e o porque da harmonização. Nao precisa ser nada técnico ou chato, mas com certeza será um prazer pra você e pros seus convidados saber pelo menos algumas curiosidades e fatos interessantes das cervejas degustadas.

 

  1. ENTRADA

Antes de iniciar o jantar, sirva uma cerveja leve e com sabor mais neutro para seus convidados. Claro que você já pode caprichar escolhendo um excelente rótulo para a cerveja de entrada, mas não se esqueça que esta não é a hora de comprometer o paladar, já que o melhor ainda estará por vir.

 

  1. PEQUENAS PORÇÕES

Dependendo da quantidade de pratos que você irá servir, é importante não exagerar nas porções. Assim você garante que seus convidados apreciarão o jantar até o fim, que provavelmente será encerrado com uma boa sobremesa harmonizada com cerveja!

 

  1. ÁGUA!

Garanta que seus convidados bebam água durante o jantar para limpar o paladar entre um prato e outro.

agua

  1. LICOR

Uma boa ideia é substituir o famoso café após a refeição por um licor de cerveja. Mais uma maneira de surpreender os seus convidados e mostrar a diversidade de sabores que a cerveja oferece.

 

  1. DIVIRTA-SE

Por mais que de um trabalhão garantir que tudo saia de acordo com o planejado, não se esqueça também de se divertir. Afinal, a experiência de harmonização tem que ser boa para seus convidados mas também para você! Qual a graça de degustar boas cervejas se você não puder apreciar o momento?

 

  1. TÁXI

 

Quando convidar os seus amigos, recomende que usem táxi para voltar pra casa. Assim todos podem beber sem preocupação.

 

Por Gisele Russano

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*