Cerveja e Chocolate: semelhança desde a produção

Neste post vamos entrar no clima da Páscoa e explorar similaridades entre cerveja e chocolate!

O cacau, assim como o grão de cevada, passa por um processo de fermentação que produz sabores frutados, florais ou vinílicos. As sementes são então secas e torradas para desenvolver os sabores que se espera do tratamento. Em seguida, os grãos são quebrados para separar as pontas das cascas, que são então pressionadas para produzir licor de cacau (massa de cacau) – composta de sólidos de cacau (cacau em pó) e manteiga de cacau (a gordura). Se você misturar a manteiga com o pó de cacau e açúcar, cria-se o chocolate meio-amargo (escuro). No chocolate ao leite é adicionado leite ou leite em pó, e é menor em sólidos de cacau. O chocolate branco contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas sem sólidos de cacau.

O processo de fabricação da cerveja se inicia com a moagem do malte e após a adição de água se obtém o mosto. O bagaço do malte é separado e o mosto filtrado segue para a fervura. É então adicionado o lúpulo para conferir amargor. O mosto é resfriado, aerado e adicionado à levedura, iniciando o processo de fermentação. O lúpulo é novamente inserido na etapa final, a fim de conferir aromas. Depois, ocorrem a etapa de maturação.

As cervejas escuras verdadeiras e tradicionais têm sua cor escura devido ao processo de torra dos grãos de cevada, mesmo processo usado nos grãos de cacau e café. Por isso, estas cervejas possuem sabores e aromas de torrefação que lembram ambos café e chocolate. O equilíbrio entre os sabores doce e amargo também é uma característica em comum: O malte de cevada é naturalmente doce e essa doçura é balanceada pela adição do lúpulo que confere amargor. No chocolate, a pasta de cacau é amarga e é balanceada pela adição de açúcar e leite em diferentes proporções. Portanto, assim como a cerveja, a combinação dos mesmos ingredientes, apenas variando nas suas quantidades e temperatura de cozimento, traz uma enorme variedade de aromas, sabores, e características peculiares para cada estilo de chocolate.

A duplinha cerveja e chocolate está presente na receita de muitas cervejarias nacionais e internacionais. No Brasil, Baden Baden, Insana, e Bodebrown tem alguns rótulos que remetem ao chocolate, através de essências e tempo de torrefação do malte. Assim como algumas internacionais como Rogue, Brooklyn, Wells & Young’s e Meantime também fazem o mesmo.

Para deixar a Páscoa mais etílica, seguem cervejas sugeridas pelo CluBeer, para você degustar, presentear, e claro, comemorar a perfeita harmonia entre cerveja e chocolate!

 

Trackbacks & Pingbacks (1)

  1. Café com Chocolate – O Clube da Cerveja

Leave a comment

Your email address will not be published.


*