Cervejas em lata: você ainda vai ouvir falar muito desse assunto!

Um assunto que faz parte das mesas dos bares e é frequentemente discutido pelos amantes de cerveja é quanto ao tipo de embalagem que melhor a conserva: garrafa ou lata? Há muitos anos a cerveja é consumida em garrafas de vidro, já o surgimento da cerveja em lata apareceu somente no século XX.

A lata, frequentemente é vista de uma forma negativa por aqui, pois muitos acreditam que estão ligadas a bebidas de baixa qualidade. Mas será que isso é verdade? Será que faz mesmo diferença a embalagem da cerveja em garrafa e cerveja em lata? Vamos abordar esse tema em mais detalhes!

Para começar, vamos conhecer as semelhanças entre elas:

1: Elas têm o mesmo tempo de maturaçãoTanto a cerveja de garrafa, quanto na lata tem o mesmo tempo de maturação. O líquido da garrafa ganha mais carbonatação do que a lata só por causa do material que veda as tampinhas ser mais permeável aos gases que o alumínio. Isto é feito somente para manter a carbonatação ao longo do prazo de validade. O resultado é que a cerveja na latinha é levemente mais suave no paladar. No entanto, essa diferença é pouco perceptível para o consumidor.

2: O processo de pasteurização em ambas é similar: A pasteurização, utilizada como artificio para aumentar o prazo de validade da bebida, é feita da mesma forma, tanto no alumínio quanto na garrafa. Muitos produtores preferem não pasteurizar para manter o frescor e as características originais da cerveja, mas isso não tem nenhuma relação com o recipiente.

3: Ambos são materiais que não proporcionam sabores à bebida: As ligas metálicas de alumínio, assim como a garrafa, foram escolhidas para guardar sua cerveja por não deixarem sabor ou gosto particular.

4: O volume é o mesmo: Apesar de ocuparem menos espaço (e parecerem menores), a maior parte das cervejas vendidas em lata possuem 355ml ou 500ml, ou seja, o mesmo conteúdo das cervejas em garrafa.

Vantagens das latas:

1: Menor Incidência de luz: A cerveja em lata sai na vantagem em relação a cerveja de garrafa de vidro, já que seu armazenamento protege mais a bebida da luz. Independente do tipo de iluminação (natural ou artificial), essa luminosidade pode causar um efeito que facilita um aroma desagradável na bebida. Nas garrafas escuras, esse problema é menos comum.

2: Vedação: Outra vantagem importante é que a lata possui um sistema de vedação muito melhor do que a cerveja em garrafa. Com isso, a cerveja não entra em contato direto com o oxigênio, mantendo assim a qualidade do produto.

3: Logística e transporte:  A cerveja em lata ainda possui uma embalagem mais leve, compacta e mais fácil de ser transportada. No caso do Brasil, onde as distancias são grandes e a rede de transportes é precária, o fato de ocuparem menos espaço e de serem mais resistentes são duas vantagens significativas, tanto em termos práticos como de custo final de entrega.

4: Melhor tratamento ao meio ambiente: As embalagens de alumínio não enferrujam, são recicláveis e possuem fácil descarte, o que as tornam mais corretas ecologicamente.

Mas se a lata é melhor para a cerveja, é melhor para o meio ambiente, mais prática, mais fácil de transportar, de gelar, de levar pra praia, para o churrasco… Então porque ainda temos poucas cervejas enlatadas no Brasil?

Além de ter que lidar com a reticência injustificada dos consumidores, os produtores ainda têm um desafio maior: o envase em lata no Brasil exige uma tecnologia de enlatamento com um investimento muito alto, dificilmente suportado por empresas menores.

Mas com base no que está acontecendo nos Estados Unidos, onde cada vez mais cervejarias de ponta optam por latas, acreditamos que vamos chegar lá! De acordo com CraftCans.com, mais de 15% das cervejarias artesanais norte-americanas envasam pelo menos uma de suas cervejas em lata. Ou seja, já são mais de 2.000 rótulos!

Elas estão surgindo!

Aqui no Brasil nomes importantes já estão aderindo. Podemos citar pioneiras como: Dado Bier, Mistura Clássica, Eisenbahn, Dádiva e Karavelle. Em breve a Cervejaria Tupiniquim vai começar a envasar em lata também.

Como no mercado nacional esse movimento é mais recente, nós no CluBeer temos nos preocupado muito em trazer esse conceito da lata aos poucos e somente com cervejas incríveis, para ajudar a conscientizar nossos associados de que essa é uma tendência importante e que veio para ficar, no mundo todo!

Confira, em nossa loja o que temos disponível em latas.

Cheers!

Leia mais sobre Latas em:

http://www.oclubedacerveja.com.br/2017/07/06/cerveja-em-lata-sim/
http://www.oclubedacerveja.com.br/2017/07/07/5-motivos-para-voce-preferir-as-latinhas/

 

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*