A enigmática e complexa Saison

a enigmática e complexa Saison

Como descrever o estilo Saison? Há quem diga, que são cervejas secas, amargas, frutadas, complexas, que podem ser harmonizadas de várias formas, mas todos podemos concordar que é um estilo agrada tanto o bebedor experiente quanto o amador.

O estilo teve sua origem na Bélgica e os relatos mais antigos datam do século XVII. A origem da palavra é francesa e significa “estação” pois originalmente as cervejas eram fabricadas nos meses inverno para posteriormente matar a sede dos fazendeiros e trabalhadores de campo, no verão. Tradicionalmente produzida por cervejarias pequenas, artesanais e familiares que não tinham nem os meios nem o desejo de lançar suas cervejas para mercados mais amplos, há pouco estava classificado como um estilo em perigo, mas nos últimos anos houve um avivamento maciço em sua disseminação no mercado. (Ufa!)

É uma cerveja encorpada, alaranjada, com boa carbonatação. A refermentação na garrafa garante boa espuma e no aroma predomina o frutado proeminente do lúpulo adicionado por dry hopping. Encontra-se tons de levedura terrosos, leve a moderada acidez, especiarias e um amargor médio. Tende a ser seca  com um toque de doçura.

Pode também conter Brettanomyces ou caráter láctico, lembrando cavalos, cabras ou couro-como aromas e sabores. As diferentes especiarias contribuem para o caráter único.

Comumente chamada de “farmhouse ale”, atualmente ela é fabricada durante todo o ano e cada vez mais os cervejeiros usam novos ingredientes e assinam criativas e diferentes receitas, colocando sua própria marca no estilo, como os exemplos encontrados em nossa loja.

É um estilo bastante versátil, perfeito para experiências. Foi aí que junto com a Cervejaria Dádiva arriscamos na receita e escolhemos um novo ingrediente para dar um toque pessoal e florir ainda mais o mês de Maio: Lavanda!

Lullaby, nossa saison com lavanda, é exclusiva. Tem notas de dulçor que lembram frutas amarelas e brancas, além de especiarias, condimentos e suave lavanda, que traz no sabor leve acidez e secura de boca, que persiste pedindo um próximo gole.

Para acompanhar? Alcachofra, Polvo na manteiga, Risoto de abobrinha e queijo Brie ou Spaghetti com camarões, são sugestões que irão ressaltar ainda mais os sabores e formarão uma encaixe perfeito, para sommelier nenhum botar defeito!

Disponível nos kits Gambrinus e Ceres de Maio, não deixe de experimentar e sentir a mistura de complexidade, suavidade e refrescância.

Saúde!

 

Fonte:

Beertourism.com

Craft Beer & Brewing Magazine

BeerAdvocate

Craftbeer.com

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*