Os segredos de uma Schwarzbier!

Os segredos de uma Schwarzbier

O estilo pouco comum: schwarzbier, que em alemão significa “cerveja escura”, combina muito com a estação do ano e tem tudo para agradar, uma vez que ela vem para quebrar a idéia de que cervejas escuras são sempre pesadas e amargas! Ao contrário de outras cervejas escuras, como porters ou stouts, elas não são excessivamente amargas com características de malte queimado e torrado, são cervejas muito refrescantes e ótima alternativa para o inverno, especialmente quando você está procurando uma cerveja mais leve, mas uma com profundidade de cor e sabor.

Esse estilo é comumente confundido com Dunkel, mas tratam-se de estilos diferentes! A começar pela cor, enquanto a Dunkel vai de marrom claro a escuro, a Schwarzbier varia de marrom escuro a negro. A Dunkel de forma geral possui aroma e sabor predominante de malte, com balanço entre dulçor, amargor do lúpulo e corpo médio. Tem notas de chocolate, tostado, biscoito, pão e toffee provenientes do malte caramelo. A schwarz tem o caráter tostado mais evidente, corpo médio-baixo com dulçor residual moderado e amargor médio.

A  Dunkel veio primeiro, isto porque no passado a técnica de secagem do malte somado à água dura de Munich, faziam a cerveja ficar escura, já a schwarz, surgiu de uma variação da Dunkel, é tradicional nas regiões da Francônia, Turíngia e Bohemia.

 (@9ninebeers)

A representante desse mês é a Edelbrau Dunkel, presente nos kits Ceres e Gambrinus, embora tenha Dunkel no nome, seu estilo é schwarzbier! Uma cerveja negra, com ótima formação de espuma e estabilidade no copo. No aroma e sabor, notas pronunciadas de café coado, tosta e chocolate amargo. Apesar da impressão visual, é uma cerveja leve e fácil de beber.

A Edelbrau é uma empresa jovem, idealizada por dois empreendedores após um intercâmbio à Europa. Foi fundada em 2011 com o objetivo de resgatar a cultura e tradição festiva alemã. O nome Edelbrau remonta à “Cervejaria Nobre”, e seus produtos não poderiam ser diferentes: são elaborados de forma artesanal, utilizando apenas ingredientes nobres e selecionados, unindo tecnologia com o melhor da tradição alemã.

Para haramonizar, sem sair do clima festivo do mês de junho: bolo de pinhão: as notas de tosta equilibram o dulçor do bolo, além do amendoado lembrando castanhas escuras, complementarem o pinhão, tornando o conjunto mais interessante.

Não deixe de provar essa lager alemã que equilibra o sabor torrado, embora suave, dos maltes com o amargor moderado de lúpulos.

Saúde!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*