O frango e sua versatilidade: 5 receitas harmonizadas!

harmonização frango e cerveja

Hoje escolhemos um prato que é muito comum na culinária brasileira, a carne de frango. Ela é, inclusive, uma das carnes mais consumidas em todo o mundo e está presente em muitas e muitas receitas de diferentes maneiras. No contexto culinário, o termo frango remete a qualquer prato preparado com a carne de aves como as galinhas.

Para quem não sabe, nutricionalmente, o frango é uma excelente fonte de proteína magra e contém vitaminas, minerais e aminoácidos, além de apresentar gorduras saturadas muito menor do que a carne de vaca. Ele também é muito rico em vitamina B6, que ajuda a manter um bom funcionamento do nosso coração.

Com tantas qualidades, não é à toa que escolhemos essa carne para o blog de hoje, pois além de gostoso e nutritivo, ele ainda é muito coringa na hora da harmonização!

Para colocar a mão na massa, nossa parceira do Yes We Cook, Cecília Padilha, nos dá as dicas e para harmonizar, deixa com a gente e algumas de nossas estrelas da seleção do Clube de Assinatura de Agosto!

1. Risoto de Frango ao pesto com pimenta biquinho com toque ítalo caipira

Ingredientes:

01 receita básica de risoto

2 filets de frango

2 colheres de sopa de bacon picadinho

Azeite de oliva

2 colheres de sopa de pesto de sua preferência

3 colheres de sopa de passata de tomate

1 colher de sopa de pimenta biquinho

Tabasco a gosto

Sal a gosto

Modo de Fazer:

Em uma frigideira, colocar o bacon com um pouco de azeite de oliva e deixar um tempo até começar a dourar. Adicionar os filets de frango (temperados com lemon pepper) e deixar fritar. Reservar (é preciso deixar esfriar para depois desfiar). Assim que estiver desfiado acrescentar o pesto e cozinhar mais um pouquinho. Quando o risoto estiver quase pronto, acrescentar esse frango, a passata e a pimenta biquinho e misturar.

Para esse prato nossa sugestão é uma clássica IPA! Que tal a Shipyard Monkey Fist IPA, que está na nossa seleção deste mês? O amargor da cerveja controla a gordura do bacon, além das notas de lúpulo agirem por contraste com a picância do pesto e da pimenta, tornando o conjunto agradável e delicioso.

2. Frango grelhado ao Lemon Pepper

Ingredientes:

2 peitos de frango

Tomilho seco a gosto

3/4 xícaras de vinho branco seco

Lemon Peper a gosto

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 dente de alho picado

3 colheres de sopa de creme de leite

Modo de Fazer:

Em uma frigideira, dourar o azeite, colocar o frango, o tomilho e lemon pepper e deixar cozinhar dos dois lados. Acrescentar o vinho, creme de leite e o alho picado. Cobrir com uma tampa e deixar cozinhar até o molho reduzir e o frango estiver cozido.

Aqui a sugestão é uma cerveja leve, refrescante, com notas cítricas e alta carbonatação que oferece uma agradável sensação de refrescância. Sim! Ela também está na seleção de agosto: Hoffen Samurai, uma american lager que vai combinar com este prato perfeitamente, pelas notas cítricas semelhantes, além do médio amargor agir para equilibrar a gordura do molho. Bastante refrescante, ela traz leveza ao conjunto.

3. Frango ao molho de Mel, Cebolas e Amêndoas 

Ingredientes:

2 peitos de frango cortado em pedaços

1/2 xícara de mel de abelhas

4 colheres de sopa de óleo

1 1/2 cebola picada em cubinhos pequenos

1 dente de alho inteiro

1/2 colher de café de canela em pó

2 colheres de sopa de amêndoas (ou pinolis)

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:

Temperar os pedaços de frango com sal e pimenta e untá-los com mel de abelhas. Colocar 2 colheres de sopa de óleo em uma assadeira, espalhando bem, e colocar os frangos com o mel por cima. Levar ao forno, acompanhando sempre para não secar. Dourar a cebola nas outras 2 colheres de sopa de óleo, com o alho, a canela e uma pitada de sal. Quando já estiver clareada, retirar do fogo e tirar o dente de alho.

Quando o frango estiver pronto, misturar o molho do frango com o molho de cebola. Colocar o frango em uma travessa e despejar todo o molho em cima dele. Por fim jogar amêndoas torradas e descascadas por cima (ou pinolis).

Para essa doçura de frango, pode pegar seu kit de agosto pq a harmonização aqui é garantida: Invicta Iniciação, uma cerveja de trigo, de estilo leve e fácil de beber, espuma cremosa e densa. No aroma e sabor, apresenta notas de dulçor do malte lembrando mel agindo por semelhança com o prato, além da carbonatação média controlar a gordura da receita. As notas de condimentos são semelhantes, além da suave acidez trazer harmonia ao conjunto. Fica delicioso!

4. Tortinhas de Frango ao Curry Gratinadas com Provolone

Ingredientes:

Massa folhada cortada em rodelas com um aro

2 filets de frango cortados em cubinhos

1/3 xícara de creme de leite fresco

1 dente de alho picado

Azeite de Oliva

1 colher de chá de curry em pó

3 colheres de sopa de queijo provolone ralado na hora

Pimenta biquinho (1 por tortinha)

Modo de Fazer:

Com um aro de metal, cortar a massa folhada em rodelas e dispor em uma assadeira. Reservar. Em uma panela colocar o azeite com o alho, dar uma douradinha e acrescentar o frango. Quando já estiver cozido, acrescentar o creme de leite e o curry. Deixar cozinhar um pouco. Colocar a massa folhada (sem nada por cima) no forno para iniciar o cozimento. Quando estiver começando a crescer, retirar do forno e colocar o frango por cima de cada uma. Cobrir com o queijo provolone e levar ao forno para gratinar. Servir com uma pimenta biquinho por cima de cada uma.

Para acompanhar, uma Belgian Strong Dark Ale casa perfeitamente, por isso, pode abrir a Chimay Blue, também da seleção de agosto! Ela é considerada um excelente exemplar para dias mais frios ou para acompanhar pratos de carne e queijos azuis. O álcool pronunciado age como um controle da gordura do prato (capriche no azeite!), além das notas de dulçor se complementarem e intensificarem os sabores individuais, tornando o conjunto robusto, interessante e ainda mais complexo. E, se quiser ousar um pouco mais, experimente flambar a carne em cognac. Para isso, separe as partes mais gordurosas como coxas e sobrecoxas.

5. Sticks de Frango ao Parmesão

Ingredientes:

2 peitos de frango cortados em palitos uniformes

1 colher de sopa de páprica picante

sal e pimenta do reino a gosto

1 xícara de chá de pão de forma torrado e batido no liquidificador

1 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado

Meia xícara de chá de salsinha picadinha

2 dentes de alho espremidos

100g de manteiga derretida

Modo de Fazer:

Numa tigela, tempere o frango já cortado com páprica, sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve por 30 minutos. Em outra tigela, misture o farelo de pão com o queijo parmesão, salsinha e dente de alho picado.

Passe os palitos de frango temperados na manteiga derretida e em seguida na farofa de pão com parmesão. Coloque numa assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 220°C por cerca de 8 minutos. Vire-os para dourar do outro lado e deixe por mais 8 minutos.

Para este prato, nossa sugestão é mais um rótulo da seleção de agosto, a Petrus Gouden Tripel, uma belgian tripel intensa e marcante. No aroma, apresenta notas de mel, frutadas (lembrando maçã e pera) e condimentadas, além de picância e suave herbáceo, que persiste a cada gole. O sabor acompanha o aroma, acrescido da agradável sensação de aquecimento que aumenta a cada gole. Apesar do teor elevado, é uma cerveja refrescante e fácil de beber.

O álcool intenso e a carbonatação pronunciada agem como controle da gordura do prato, além das notas de dulçor intensificarem o conjunto, tornando ainda mais interessante.

Boa harmonização e saúde!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*