10 Fatos-Geeky que você não sabia sobre cerveja, explicados pela física!

10 fatos Geeky sobre cerveja

O Instituto de Física está executando uma campanha que mostra como a física afeta sua cerveja. Tome notas pois, haverá uma prova prática, no happy-hour de sexta-feira! 🙂

1. Vamos começar com o básico: você deve servir sua cerveja em um copo que está em um certo ângulo: Você quer alguma espuma, certo? Para criá-la mas sem exageros, comece derramando-a em um copo em um ângulo de 45 graus e, em seguida, finalize com a inclinação normal do copo para colocar o restante do líquido.

2. Nuvem mágica: quando você abre uma garrafa de cerveja, o ar na garrafa depressuriza repentinamente, condensando-se em uma pequena nuvem de vapor de água.

3. O copo afeta o sabor de sua cerveja: o tipo de vidro interfere, pois suas mãos podem aquecer sua cerveja e o sabor é afetado pela temperatura. Um copo grosso ou com alça, protege sua cerveja do calor de suas mãos e a mantém mais fria. Cervejas que melhoram mais perto da temperatura ambiente, preferem um copo tipo cálice.

4. Você já percebeu que as bolhas se afundam em uma cerveja?

Mas algumas estão aumentando também. As que estão no centro aumentam, e isso configura uma corrente circulante na cerveja, arrastando o líquido para fora. As bolhas são arrastadas para baixo, então é isso que você vê.

5. O oxigênio é o inimigo da sua cerveja: https://www.youtube.com/watch?v=lXmggH-sAzk

Então, o CO2 é adicionado. Caso contrário, o oxigênio faria com que a cerveja se oxidasse rapidamente (como quando você deixa uma garrafa de vinho aberta e ele vira vinagre).

6. Os relevos no fundo da sua garrafa de cerveja estão lá para facilitar a circulação da garrafa na fábrica. O atrito entre a garrafa e a esteira transportadora precisa estar correto, de modo que as garrafas não caiam.

7. Uma diferença de temperatura de alguns graus ao fazer a cerveja, resultará em sabores e cores drasticamente diferentes no produto final.

8. Você pode dizer quão alcóolica é a cerveja, baseado em como as coisas flutuam nela:quanto mais densa a cerveja, menos álcool contém. As cervejarias usam um dispositivo chamado hidrômetro que flutua na cerveja para calcular a densidade da cerveja e descobrir seu percentual de álcool.

9. A cevada cresce no espaço, o que significa que você poderia fazer cerveja lá se você quisesse.

10. Mas se você não tem planos de ser um astronauta, você pode comprar cerveja preparada com poeira de lua. (chamada de ‘Celest-jewel-ale’, mas precisa ir para Dogfish Head em Delaware).

Um brinde a física!!

 

Fonte: https://www.buzzfeed.com/kellyoakes/21-geeky-things-you-might-not-know-about-beer-explained-by-p?utm_term=.jhJYXgJlQ#.bimaDWOyq

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*